Diocese de Viana do Castelo

Areosa é uma paróquia que pertence à Diocese de Viana do Castelo, a mais jovem Diocese portuguesa, a qual foi erecta em 3 de Novembro de 1977, tendo sido desanexada da Arquidiocese de Braga. A Diocese possui 2108km2, uma população de cerca de 250 000 habitantes, repartida por 291 paróquias e 10 arciprestados.

diocese

Ao lado: mapa da Diocese de Viana do Castelo, em que se salientam os arciprestados: Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença, Vila Nova de cerveira e Caminha. Os limites da Diocese correspondem aos limites do Distrito; a nível dos arciprestados também corresponde quase exactamente aos limites dos concelhos, salvo poucas excepções.

O actual Bispo da Diocese de Viana do Castelo é D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira. A lista completa dos bispos da Diocese até hoje é a seguinte:

1. D. Júlio Tavares Rebimbas (1977-1982)
  2. D. Armindo Lopes Coelho (1982-1997)
  3. D. José Augusto Martins Fernandes Pedreira (1997-2010)
  4. D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira (desde 2010).

D. Anacleto Cordeiro Gonalves de Oliveira

Ao lado: D. Anacleto Oliveira, Bispo da Diocese de Viana do Castelo. É doutorado em Exegese Bíblica na Faculdade de Teologia Católica da Universidade de Westfälischen Wilhelms-Universität de Münster (1987). Foi nomeado Bispo Titular de “Aquae Flaviae” e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa a 4 de Fevereiro de 2005. Foi o responsável pelo itinerário catequético, proposto pela CEP para o Ano Paulino. Está à frente dos destinos da Diocese de Viana do Castelo, desde o ano 2010.

Para saber mais sobre a Diocese de Viana do Castelo e o sobre o seu Bispo, consulte: http://www.diocesedeviana.pt/diocese

Arciprestado de Viana do Castelo

O Arciprestado ao qual a paróquia de Santa Maria de Carreço pertence é Viana do Castelo. O Arciprestado possui 41 paróquias; a nível civil o número baixa para 40 freguesias, dado que o limite das freguesias não coincide, em alguns casos, exactamente ao das paróquias (por exemplo, a freguesia de Areosa está dividida pelas paróquias de Areosa e do Senhor do Socorro); por outro lado, há uma freguesia {Freixieiro de Soutelo} que é do Concelho de Viana do Castelo, mas que em termos eclesiásticos pertence ao arciprestado de Caminha. O Arcipreste é o senhor Padre Doutor Armando Rodrigues Dias, Pároco de Santa Maria Maior, cidade de Viana do Castelo.

padrearmandodias

Na foto ao lado: o Arcipreste de Viana do Castelo, Senhor Padre Doutor Armando Dias. Além de Pároco de Santa Maria Maior, é Vigário-judicial Adjunto.

Se quiser saber mais sobre o Arciprestado de Viana do Castelo, consulte: http://acoutinhoviana.blogspot.com/2009/06/arcipreste-arceprestado-viana-do.html

Paróquia de Nossa Senhora de Vinha (Areosa)

A Paróquia de Nossa Senhora de Vinha (Areosa) pertence, à Diocese de Viana do Castelo e ao Arciprestado de Viana do Castelo. Na mesma freguesia de Areosa coexistem duas paróquias: a Paróquia de Nossa Senhora de Vinha e a Paróquia do Senhor do Socorro. A Paróquia de Nossa Senhora de Vinha tem as seguintes confrontações:a norte, limita com a paróquia de Carreço, a Nascente, com a paróquia de Perre, a Sul, com a paróquia do Senhor do Socorro e a Poente com o Oceano Atlântico. A sua Padroeira é Nossa Senhora de Vinha e o seu Pároco, Padre Manuel José Torres Lima.