História

A Biblioteca Paroquial de Areosa remonta ao início dos anos 60. Após vários esforços do Pároco de Areosa (na altura o Padre Manuel Correia Quintas), junto de varias instituições, no sentido de contribuir para o engrandecimento da freguesia, trouxe para esta a montagem de uma biblioteca. Foi inaugurada em 17 de Dezembro de 1961, com pompa e circunstância, dia em que os Areosenses compareceram em massa. Nessa inauguração o Padre Quintas recebeu o primeiro livro e preencheu o primeiro cartão de utilizador. A Biblioteca ficou instalada numa sala da Residência Paroquial.

Após uma oferta generosa da Fundação Calouste Gulbenkian, recebeu quatro estantes, uma mesa, todo o material necessário ao arranque de funcionamento e seiscentos livros.

O primeiro bibliotecário foi o Sr. António Barreiros de Carvalho, dedicando uma boa parte do seu tempo livre. O seu horário inicialmente era aos domingos de manhã, com apenas 60 utilizadores.

Em Março do ano seguinte já existiam na biblioteca cerca de duzentos e sete utilizadores. Nesse mesmo ano, mas em Novembro assume as funções de bibliotecário o Sr. Carlos Alberto Morais, mantendo-se durante vários anos.

Com as obras que a Residência Paroquial teve que sofrer e o aumento significativo de utilizadores, a Biblioteca passou para a sala da Junta de Freguesia, mantendo se neste estabelecimento durante vários anos, até a sofrer obras de remodelação.

No início dos anos noventa a Biblioteca sofre a ultima mudança de instalações para o Centro Social e Paroquial de Areosa. Inicialmente funcionava com quatro salas, mas em Janeiro de 2004 entra novamente em obras de remodelação, coincidindo também com a oferta da Fundação Calouste Gulbenkian de todo o espólio desta biblioteca à Comunidade Paroquial de Areosa.

Esta abriu novamente a 15 de Abril de 2004, transformando-se numa sala única, e a funcionar a secção infantil, secção adulta, secção de obras de referência e por último uma secção de multimédia (onde funcionam quatro computadores com Internet com banda larga).

Neste momento temos cerca de setecentos utilizadores inscritos, e com uma afluência de cerca de seiscentos a setecentos utentes na biblioteca. Actualmente a funcionária é a Sr.ª Maria das Dores Martins do Carmo.