COMUNICADO:

Por ordem da Conferência Episcopal Portuguesa, estão canceladas todas as Eucaristias comunitárias e todas as atividades pastorais da paróquia, incluindo as celebrações e procissões da Quaresma e Páscoa e a Visita Pascal, até que a situação da pandemia do Covid-19 seja ultrapassada.

O pároco celebrará diariamente, sozinho, a Eucaristia, por todas as intenções dos paroquianos, incluindo a intenção para que a situação de pandemia seja rapidamente ultrapassada.

Nos funerais, só participarão os familiares mais próximos e a parte da “Missa de Exéquias” será substituída por uma breve Celebração da Palavra de Deus (sem comunhão sacramental), assumindo o pároco o compromisso de celebrar depois a Eucaristia, sozinho, pela intenção do falecido. Também não haverá Missa de 7.º dia, assumindo também o pároco o compromisso de a celebrar sozinho.

Nos casamentos, se não for possível serem adiados, só participarão os noivos, testemunhas e seus familiares mais próximos, sendo também a “Missa pelos Esposos” substituída por uma breve Celebração da Palavra de Deus. Se os noivos pedirem a “Missa pelos Esposos”, o pároco assumirá o compromisso de a celebrar, sozinho, mais tarde.

Nos batizados, se não for possível serem adiados, só participarão com o batizando, os seus pais e padrinhos e familiares mais próximos, sempre sem Eucaristia.

Por “familiares mais próximos” entende-se o marido, a esposa, os pais, os irmãos e outras pessoas que façam parte do mesmo agregado familiar.

As Confissões Quaresmais ficam adiadas para depois da Páscoa, em data a marcar tendo em conta o evoluir da situação. O pároco não recusará a Confissão a quem a peça expressamente, que será celebrada com os cuidados adequados.

A Visita e Comunhão aos doentes está também cancelada, mas o pároco levará a Santa Unção e o Viático aos doentes que o solicitarem, com os cuidados adequados.

Não haverá atendimento na Secretaria Paroquial, exceto para assuntos que não seja possível adiar. Nesses casos a hora do atendimento será marcada antecipadamente via telefone ou e-mail.

Em vez da Catequese, Ensaios de canto, Reuniões de Grupos Paroquiais, Reuniões de Preparação para o Crisma, etc., haverá troca de sms ou e-mail ou colocação de textos e sugestões de leitura ou visualização nas redes sociais, para que cada grupo pastoral possa manter algum tipo de teletrabalho pastoral, assumindo o pároco o encargo de enviar aos responsáveis de cada grupo as orientações necessárias para o efeito.

Para qualquer assunto, contactar o pároco: 93 63 22 123, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Estas orientações poderão ser alteradas ou acrescentadas a qualquer momento, se o evoluir da situação o exigir.

Agradeço que divulguem o conteúdo deste comunicado às pessoas das vossas relações que não tenham e-mail nem redes sociais.

Teremos de viver a Quaresma e o Mistério Pascal de um modo diferente, mas, se quisermos e nos esforçarmos, pode ser até mais frutífero para as nossas vidas. Peço a bênção e ajuda de Deus, e a intercessão da nossa Mãe do Céu, para todos vós, neste momento tão difícil que estamos a viver!

O Pároco de Areosa e do Senhor do Socorro: Pe. Manuel José Torres Lima

Presépio Animado na Igreja de Areosa

Em boa hora, algumas pessoas da Comissão da Páscoa e do Conselho Económico e alguns jovens da paróquia resolveram reviver uma tradição antiga de montar um presépio animado na nossa igreja paroquial. Tudo o que era tradicional nos presépios do antigamente voltou a fazer parte do presépio 2019/2020.

Um grande bem-haja a quem teve a ideia e a iniciativa e a todos os que ajudaram!

PresepioAreosa

ABERTURA DA CATEQUESE 2014-2015

abertura catequese 2014-15No passado dia 27 de setembro realizou-se, pelas 16:30h, a abertura do ano catequético no salão paroquial e apresentação do tema deste ano “Renascer pela água”.
  A abertura foi dinamizada pelo grupo de jovens e pelos catequistas que apresentaram às crianças e adolescentes o tema deste ano e o seu significado, bem como os horários e algumas regras da catequese. Foi anunciado também a nova coordenadora da catequese, Ana Maria Lucas. O nosso pároco explicou às crianças a importância de “Renascer pela água” (renascer pelo batismo) e que a catequese só fica completa com a eucaristia.
  A abertura da catequese motivou ainda mais as crianças e adolescentes para começar ou continuar esta caminhada na vida de cristãos.

Ana Catarina Silva

Ilda Figueiredo visita o nosso Centro Social

Ilda FigueiredoIlda Figueiredo, destacada figura do Partido Comunista Português, actualmente Presidente da Direcção do Conselho Português para a Paz e Cooperação e vereadora na Câmara Municipal de Viana do Castelo, visitou o nosso Centro Social Paroquial a 17 de Setembro, às 15 horas, tendo dado especial atenção e apreço à nova creche "Favo de Mel".

Aí dialogou com o pessoal da creche e com a direcção do Centro, sobre a creche e sobre as obras a concluir no Centro de Dia e Lar.

Visitou também o Centro Paroquial onde se encontra instalado o SAD (Serviço de Apoio Domiliciário) e o CATL (Centro de Actividades de Tempos Livres).

Interessou-se por conhecer os problemas e carências da freguesia e das respostas sociais que o Centro tem tentado dar e prometeu defender as nossas causas nos cargo político que ocupa.

Todas as pessoas, de qualquer partido, são benvindas ao Centro Social, pois o que importa é ajudar as pessoas e sentimos que todas as ajudas são necessárias.

À Dr.ª Ilda Figueiredo, um bem haja pela visita e votos que ela dê frutos positivos para a nossa terra!